Buscar
  • Marcio Guedes

Branding: o que é e porque a sua empresa precisa utilizar esse conceito!


O branding está presente em qualquer tipo de estratégia publicitária, independente do ramo em que o negócio atua. E atualmente, é uma peça fundamental para se destacar no mercado digital e fazer diferente!


Sabe quando você lembra de uma sensação e ela te remete a uma marca específica? Esse é apenas um dos principais efeitos que este processo acaba atuando sobre a percepção do nosso cliente!


Você também pode notar que existem diversas empresas que possuem um nome muito forte no mercado, que são aquelas que todo mundo reconhece só de ver um logo, certo?


Acontece que nada disso é por acaso. Todo o trabalho que é feito para trazer um fortalecimento para o empreendimento, é conhecido como branding.

Mas é preciso saber como aplicar e criar um que faça sentido com a sua marca. E é isso o que você começa a conferir a partir de agora!


O que é branding no marketing digital


O branding é um conjunto de ações definidas para se alinhar ao propósito, posicionamento e valores de uma marca. Sua principal função é despertar sensações e criar conexões (sejam elas conscientes ou inconscientes) com os consumidores.


Por isso, podemos dizer que este recurso é essencial em qualquer fase do negócio, desde o momento de prospectar novos clientes à retenção deles.


Basicamente, este será o caminho para que o consumidor leve em consideração as suas soluções ao invés de outro produto similar disponível no mercado

.

Diferença entre branding e posicionamento de marca




É muito comum que algumas pessoas acabem confundindo brading com o posicionamento de marca.


No entanto, apesar de elas se referirem à amplitude das ações, cada um desses conceitos possuem as suas diferenças e características que precisam ser reconhecidas para que ambas sejam usadas da forma correta.


No caso do posicionamento de marca, ele ajuda a esclarecer a essência do negócio e identificar objetos que a empresa ajuda o consumidor a alcançar. Enquanto o brading, como foi dito anteriormente, tem como função fazer uma abordagem integral, mas com objetivos variados.


Quando trabalhados juntos, esses dois elementos podem trazer muitos benefícios para a companhia.


Como fazer gestão de marca utilizando o branding?


Para tornar a sua marca amplamente conhecida no mercado, é preciso realizar a gestão da mesma, garantindo que suas metas sejam alcançadas.


Neste momento, todas as ferramentas do branding devem ser utilizadas, apresentando diversas maneiras de fazer com que o seu negócio cresça e conquiste mais clientes.


Algumas das formas de fazer isto são:

  • Manter o manual da organização sempre atualizado;

  • Pesquisa de satisfação;

  • Realizar ações sociais e ter um bom relacionamento com a comunidade;

  • Criar ações com base em feedbacks;

  • Realizar campanhas de exposição da empresa;

  • Capacitar os colaboradores e parceiros.

Aplicando essas ações corretamente e de forma constante, você conseguirá manter a sua marca com uma ótima reputação para os consumidores.


5 estratégias de branding para aplicar na sua empresa!


Agora que você sabe o que é branding é preciso que ele seja utilizado de uma forma que obtenha resultados. Para isso, é necessário estudar as técnicas que podem ser aplicadas no seu negócio, em vista de conquistar uma imagem permanente no mercado.


Confira algumas delas:


Desenvolvimento de marca


O desenvolvimento de uma marca é uma estratégia obrigatória para qualquer empresa e também precisa ser a primeira a ser aplicada.


Isso quer dizer que qualquer outra métrica aplicada depois dela, só irá apresentar resultados positivos se ela for feita corretamente.


Portanto, antes de qualquer outra coisa, se dedique a reunir tudo aquilo que a sua empresa precisa para se lançar no mercado.


Identidade visual


A identidade visual também é um método muito importante de um branding. Com ela os seus clientes irão reconhecer a sua marca e trazer um “rosto” para ela.

Os principais fatores deste passo são:

  • Logo: um elemento gráfico que represente a empresa, permitindo que um reconhecimento imediato seja realizado;

  • Cores: elas destacam o objetivo da organização, transmitindo sensações e criando associações positivas com o público;

  • Tipografia: a escolha da fonte também afeta diretamente na forma como a marca é identificada pelos consumidores.

É indispensável que todos esses requisitos sejam bem explorados, pois eles garantirão que as pessoas reconheçam os seus serviços apenas com um símbolo.


Posicionamento de marca


A terceira estratégia da nossa lista de branding é o posicionamento de marca, ou seja, a forma como ela age diante de ações e acontecimentos do cotidiano.


Dentro desta categoria, é preciso trabalhar os seguintes tópicos:

  • Valores: eles irão indicar o que é importante para a empresa;

  • Tom de voz: ele define a maneira como ela se dirige ao seu consumidor;

  • Linguagem: ela estabelece uma conexão com o público alvo da marca;

  • Canais: reconhece e prioriza os canais de comunicação que melhor representam o negócio.

O ideal é que todos os elementos citados sejam trabalhados juntamente, apresentando um resultado mais agradável.


Conteúdo da marca


O conteúdo da marca é responsável por transmitir a mensagem que ela quer passar para seus clientes.


Ele deve ser trabalhado para que seja executado usando uma linguagem acessível para essas pessoas, além de apresentar uma conexão com as mesmas.


No entanto, é preciso ter em mente que para que o branding seja bem feito, a companhia não pode perder sua essência e valores no momento de levar uma informação para o consumidor.


Experiência focada no branding


Este fator irá fortalecer a relação que uma marca tem com o seu público alvo em todos os momentos de interações entre as partes.


A técnica implementa ações que despertam sensações e sentimentos, gerando uma fidelização e satisfação dos clientes.


Como o branding pode ser capaz de atrair consumidores fiéis?


Além de o branding conquistar um maior número de vendas, ele também é capaz de atrair clientes fiéis para o negócio.


Porém, esse tipo de ação é feita a partir de estratégias que irão fazer com que a empresa se aproxime do consumidor final.


Conheça algumas delas:


Mantenha o foco no perfil de cliente ideal


Para garantir que as pessoas voltem a comprar na sua marca, é preciso se dedicar a criar conteúdos, propagandas e promoções focadas nesse público em questão.


O marketing quando é feito de uma forma que visa atingir muitos grupos, pode acabar se perdendo no meio do caminho, apresentando resultados desagradáveis.


Além disso, quando uma organização trabalha apenas o perfil dos clientes que irão consumir dela, dificilmente a sua essência será perdida no processo.


Garanta uma experiência única


Quando somos tratados de forma exemplar em um restaurante ou loja, tendemos a sempre querer consumir nestes estabelecimentos.


Essa lógica deve ser usada pela sua marca.


Garanta que seus consumidores estejam contentes com o atendimento da sua equipe, com os produtos e serviços e que ele tenha todo o suporte necessário.


Isso garantirá que ele se sinta acolhido pela empresa, escolhendo ela ao invés de outras no momento de voltar a comprar.


Vale a pena trabalhar o branding do seu negócio de forma contínua?


Sim! A partir de todas as informações apresentadas no texto é possível concluir que o branding é uma ótima estratégia para o seu negócio.


Além de trabalhar toda a imagem que a sua marca terá para o público, ele oferece diversas formas de chegar a este resultado.


Ou seja, se você não se adaptou a um tipo de técnica, não se preocupe, pois existem muitas outras que poderão ser aplicadas.


Quer saber mais sobre branding e outros assuntos sobre marketing? Então acompanhe o blog da T2M Venda Online e fique por dentro de todas as novidades.


Saiba mais em www.agenciaautotama.com.br



44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo